25 de julho de 2012

Novo Dim Dim

     Vocês talvez já estejam sabendo que desde esta segunda que passou, dia 23 de julho, o Banco Central do Brasil começa a circular as novas cédulas de 10 e 20 reais através de caixas eletrônicos e bancos.

     A Segunda Família do Real cresceu, antes eram apenas as notas de 100 e 50 reais, agora mais duas chegaram, faltando apenas as notas de 5 e 2 que serão lançadas só ano que vem. Eu apenas vi pessoalmente as notas de 50 e 100, as de 20 e 10 não chegaram ainda até mim :(


     As novas notinhas são diferentes das antigas, se coloca-la contra luz você vê o animal da nota junto com o número que ela representa. Pelo tato você pode sentir partes em relevo da nota. No caso das notas de 10 e 20, o número grandes delas muda de cor com o movimento: verde-azul. Além do número escondido, que colocando a nota na altura dos olhos, na posição horizontal você vê aparecer o seu valor naquela área. Diz essa nota ser mais segura e mais fácil de identificar pros deficientes visuais.
     Agora resta uma dúvida ... pra que fazer as notas de tamanhos diferentes? Esta discussão gerou polêmica aqui no escritório. Ouvi gente que gostou e gente que não gostou das cédulas da Segunda Família. Mas uma coisa eu concordo, o fato de não precisar ser de tamanho diferente as notas, são mais difíceis de colocar na carteira dependendo do tamanho, principalmente pra homens que usam carteiras pequenas. Além do mais vai ficar tão feio agora para fazer um "bolinho de dinheiro". As notas todas de tamanho diferente realmente acho estranho. Apenas o relevo com o número do valor do dinheiro já era o suficiente para os deficientes visuais. Só queria saber por que fizeram isso. E aqui está a Segunda Família do Real Completa:


     Lembrando que as notas antigas continuam valendo e só serão retiradas de circulação devido ao desgaste natural. Até que são mais bonitas que as anteriores...

     "Mais moderna, mais segura, mais bonita."   Será mesmo ? rs


     Quem curtiu as novas cédulas? Comente o que você achou delas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário