24 de agosto de 2012

Vanguarda


Jornalistas da Vanguarda mandam recado para alunos da UNITAU

Vídeo com os âncoras do Link Vanguarda foi exibido na palestra ministrada pela gerente de Jornalismo da emissora

Por Alessandra Maria


A 32ª Semana da Comunicação (Secom) da Universidade de Taubaté adotou em 2012 o tema “Nós somos a cara da comunicação”, que foi escolhido para reafirmar o compromisso com a qualidade dos profissionais formados na área.  Realizada no Departamento de Comunicação Social da instituição, o evento contou com workshops, exposições, mesas redondas, oficinas, atrações culturais e palestras.
No 4º dia da Secom, 23 de agosto, a palestra que fez sucesso no período da manhã teve o tema “A nova TV Vanguarda”, que foi escolhido pelo Diretor de Departamento Maurílio Láua. “A Vanguarda hoje é a tevê mais forte do Vale, e ela passou por uma grande modificação nos programas, então acho que é interessante os alunos entenderem o que aconteceu”, destacou Láua.
A palestra foi ministrada pela Gerente de Jornalismo da TV Vanguarda, Terezinha de Almeida, e contou com a participação de Simone Menocchi, chefe de redação da emissora em Taubaté.  O evento começou às 9h10min e participaram cerca de 40 alunos e profissionais da área. “Fazia tempo que eu não vinha aqui, fiquei muito feliz porque esse contato com os universitários é fundamental. Os estudantes daqui são muito bem preparados e eu estou muito feliz de trocar uma idéia com o pessoal”, animou-se Terezinha.

A profissional trouxe um vídeo inédito e especial para os alunos na Secom, no qual os jornalistas Rogério Corrêa, Amanda Costa e Carlos Abranches saudaram os alunos da própria bancada do programa. No vídeo, eles compartilharam experiências e contaram histórias do telejornalismo. Rogério relembrou também os tempos que estudou na Unitau e sua participação nas edições anteriores da Secom. O público se surpreendeu com o material apresentado. “A gente interagindo com os jornalistas do Link, eu gostei pra caramba, foi um material que realmente me surpreendeu, eu não esperava tanto”, alegrou-se Cecília Láua, aluna do 2º ano de jornalismo.

A idéia da nova TV Vanguarda é ficar mais perto da realidade do público, com jornais mais descontraídos e linguagem direta onde se consiga também passar sentimentos aos telespectadores. As principais mudanças foram visuais, com novas vinhetas, novos cenários, roupas diferentes e mais interatividade. “É uma tendência, não só da Vanguarda, é tendência da Globo como um todo esse jornalismo que é muito mais próximo da população”, frisou Simone Menocchi, chefe de redação da rede Vanguarda em Taubaté.

Além de mostrar a nova proposta da emissora, Terezinha também deu muitas dicas para os profissionais que querem ingressar no mercado de trabalho. “Não é difícil entrar na Vanguarda, a dica básica é se dedicar à carreira, ter certeza do que você quer, estudar bastante, se dedicar”, explicou. A palestra teve quase duas horas de duração e conquistou os alunos. “Eu gosto muito da área de TV, então eu me interessei pra saber um pouco mais como que é essa área, foi muito legal a palestra”, concluiu Patrícia Vilhena, aluna do 4º ano de jornalismo.


_________________________________


Essa foi a minha matéria para a Secom 2012. Espero que eu tire uma nota boa nesse trabalho! rs
Boa sorte pra toda a galera da minha sala que já escreveu ou está escrevendo o texto!

beijos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário