17 de agosto de 2012

Saudade

Vamos viajar um pouquinho hoje discutindo: O que é a saudade? 

Saudade é um sentimento forte onde você sente falta de uma pessoa muito especial, não para de pensar nela e quer estar com ela o tempo todo. A saudade tem vários níveis, tudo depende da quantidade de tempo que não vê a pessoa ou da intensidade do sentimento.

Do dicionario Michaelis:

  • saudade
  • sau.da.de
  • sf (lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas.  

Por isso para alguns, um dia distante daquilo que se gosta pode não parecer nada, para outros um dia apenas, parecerá uma eternidade.

Mas agora, o seria ao contrário da saudade? Pro amor existe o ódio. Pra alegria, a tristeza. E pra saudade ? Já pensou nisso?

Será que alguém sente algo desse tipo ? Digamos que sim...

Vamos tentar definir o que seria este sentimento que vou chamar aqui genericamente de “antisaudade”.

Para mim a “antisaudade” seria o fato de sentir falta de sentir saudade. Será isso possível? As pessoas vivem reclamando de saudade de alguém, e eu nunca vi alguém sentir falta de sentir saudade alguém... será a saudade algo gostoso de sentir ?

Mas afinal, a saudade é saudável? Depende da dose e caso.

Vamos imaginar dois vizinhos, melhores amigos, que estudam na mesma sala de aula e se vêem todo dia, por varias horas do dia. Eles se gostam mais seila, se sentem presos por ficar muito tempo juntos e precisam de mais espaço. Pra mim isso seria a “antisaudade”. A falta de sentir saudade.

Mas explicar este sentimento pra pessoa sem magoá-la sendo que ao menos existe uma definição certa e popular para isso? Complicado... 

Essa pessoa pode gostar de sentir saudade, pois quando você sente falta de alguém, quando vê a pessoa, você da toda atenção do mundo pra ela. Talvez isso seja saudável nos relacionamentos. Ou talvez não...

Muitos podem sentir esse negócio estranho mais não percebem o que realmente é. 

Então, concluindo: Essa “antisaudade” seria algo que você sente apenas por uma pessoa especial que você gosta muito, um sentimento de querer mais espaço, um sentimento de sentir falta de sentir saudade, sem deixar de amar aquela pessoa. Um sentimento em que você sente falta do reencontro com muita saudade. Da pra entender?

Ainda não intendi direito, mais tudo bem.

O que acharam?



Por Alessandra Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário