15 de janeiro de 2013

Como uma joaninha se sente num dia de chuva

Eu ainda não sei se eu gosto ou não da chuva. Acho que meu sentimento por ela depende do que a mim convém. Se estiver em casa, adoro a chuva, ela refresca e o barulhinho da água relaxa. Já se estou na rua ou querendo sair, brigo até com a quinta geração da coitada da tempestade. Eu não sou do tipo ecologista que ama a chuva a qualquer custo. Eu admito que água caindo do céu atrapalha e muito a minha vida. Pode fazer muito bem pra beleza das plantinhas, mais pro meu cabelo não! E como eu sou uma pessoa sem carteira de motorista (por pouco tempo, eu espero), chuva é mesmo pra ficar no tédio dentro de casa.

Agora, se a chuva atrapalha tanto a nós, seres humanos, imagina para uma joaninha? Logo ela que tem o tamanho entre 1 e 10 milímetros? Lá esta a fofinha senhora joaninha comendo os pulgões e piolhinhos das plantas, quando as primeiras gotinhas de água começam a cair. O que fazer? Pra onde ir? A quem recorrer? Buscar uma grande folha para ficar embaixo? E se chover muito e inundar o chão? Subir em um lugar alto? Acho que a chuva me alcança lá também. E mesmo tendo um par de asas fortes e coloridas, não aguentaria o peso de uma chuva forte. Então o que fazer? Cavar um buraco numa árvore? O Exatamente seria um abrigo para uma joaninha? Ou simplesmente deixar de levar pela chuva, ela iria morrer logo mesmo, elas vivem apenas 180 dias.

Como saber como os animais e insetos se sentem? Talvez pior ou melhor que nós? Se temos problemas é porque todos também. E a chuva que reclamamos tanto, ela não nos machuca pelo menos, imagine os pequenos seres? As pessoas não dão valor para essas coisas pequenas e belas da vida. O ser humano só compreende quando sente na pele. E enquanto não descobrimos o que sentem as joaninhas, vamos admirar sua beleza mesmo em meio a chuva.









Um comentário:

  1. Muito legal este texto, ri muito no comentário sobre o cabelo..rs. Mas verdade seja dita, o que reclamam de algo pequeno para nós, é muito pouco reclamado por um ser minúsculo da natureza como a chuva. As fotografias então, nem se fala, lindo demais a cor deste inseto. Mesmo assim, não gosto muito quando a chuva e frio tomam conta do dia, mas tudo tem a sua definição natural.

    ResponderExcluir