22 de outubro de 2013

Até onde o consumismo leva você

Somos coisas. Fomos coisificados. Reduzidos a coisas. A sociedade nos criou assim, nossos pais nos criaram assim. As instituições impuseram isso deste que elas existem. E nós aceitamos, embora não admitimos isso de fato. Somos números, gráficos, porcentagens, tabelas, pesquisas e estatísticas. Fomos criados para suar e comprar, nascidos para gerar dinheiro aos outros. Todos nós. Nos matamos todos os dias no trabalho e estudos, tudo isso pra termos dinheiro, para comprar coisas, para deixar os ricos mais ricos, mais aumentar a riqueza das instituições. Para pagar contas, enriquecer os bancários. Para comprar coisas, enriquecer os empresários. Os ricos tem dinheiro para tudo, menos para aumentar o salário do seu funcionário.

Quanto vale seu dia? Sua hora? Sua vida reduzida a tantos míseros reais por hora? Cadê o seu valor? Essa é a nossa sociedade. Onde o de cima sobe, e infelizmente, o de baixo desce. Mais os de cima precisam dos de baixo para subir. E os de baixo, sem saber ou não, ajudam os ricos a cada vez ficarem mais ricos. Você os ajuda quando se vê obrigado a comprar um tênis de tal marca, quando você precisa comprar um celular mais legal. Quando você precisa de um óculos de marca, porque se não, o que vão pensar de você? Quando você é fanático por moda, e necessita estar sempre com as últimas novidades de roupas e acessórios. Fazendo isso, gastando, comprando, você deixa os burgueses mais ricos, e nós, vamos ficando cada vez mais pobres e endividados. E cadê você no meio disso? Qual a sua importância? Aonde está a sua dignidade?

Porque temos que viver nessa sociedade onde o valor da pessoa é o que ela veste? Você faz isso? Julga a pessoa que pelo o que ela tem? A roupa pode te dar um primeira impressão, mais nunca vai te mostrar o valor real de uma pessoa. Porque aquele que só usa marcas mais caras tem que ser tratado especial do que aquele que está com roupas rasgadas? Preste atenção com relação a medida que você está usando para dar valor as pessoas. Você acha que sua vida vale o preço desse seu tênis? Pois sua roupa nunca vai te fazer melhor do que ninguém, só serve para te deixar complexado, pra você se sentir bem ou mal, com a roupa da moda ou não, e ficar triste porque não tem dinheiro pra comprar a nova coleção. Esse consumo não vai te fazer bem, não vai te fazer feliz.

Aquele que vive pelo dinheiro só serve a sua carteira. Comprar, comprar e comprar. Você nunca vai se cansar, nunca estará satisfeito e nunca estará feliz. Minha dica? Já que é pra gastar, gaste menos com a aparência e gaste mais com o que vai te fazer feliz e vai te proporcionar bons momentos. Então, viaje mais. Gaste muito dinheiro com viagens, conheça o mundo, as belezas, as naturezas, as pessoas, os povos, as culturas. Parcele em trocentas vezes, esteja sempre pagando alguma viajem. Viva a vida e curta. É melhor você viver pagando as viagens, que são momentos felizes, do que viver pagando aquela roupa, que quando você terminar de pagar, já está fora de moda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário