30 de outubro de 2013

Oi, eu sou Social Media

[Secretária fazendo meu cadastro no consultório médico...]

-Moça, qual a sua profissão? - pergunta ela, casualmente.

-Analista de mídias sociais. – respondo.

-Analista do que?

-De mídias sociais.

-O que isso faz?











Quantas milhares de vezes já passei por diálogos desse tipo. E não é apenas em locais onde é preciso fazer cadastro, como médicos, por exemplo. Mas também na rotina, na rua, com os amigos e familiares. As pessoas não conseguem entender o que é essa profissão. Eu sei que é uma área nova, que está em ascensão, que não é muito conhecida. Mas todo mundo tem facebook, ninguém consegue ter uma pequena ideia de o que pode ser um analista de mídias sociais? Ou será que a mente das pessoas bloqueia a ideia de existir uma profissão pra isso? E se eu disser que sou 'Social media', pior ainda! O que recebo em troca é uma super cara de interrogação.



Então galera, o que o social media faz?

Essa é uma profissão que vem crescendo muito justamente pela importância desse trabalho. O Analista de mídias sociais cuida, obviamente, das mídias sociais das empresas. Esse é um trabalho importantíssimo, pois se uma empresa não está inserida na internet e nas mídias digitais, ela praticamente não existe. No facebook, por exemplo, você possui vários clientes em potencial, mais é preciso estratégias pra chegar até ele, para fazer o usuário virar seu cliente e comprar seu produto.

Quando uma pessoa houve falar de uma nova empresa, logo ela vai procurar a empresa no facebook. Se a instituição não possuir uma página, a pessoa já vai esquecê-la na hora. Se a empresa tiver uma página, mais toda desleixada, com layout feio, pesado, sujo, abandonada, com poucas postagens ou conteúdo ruim, a credibilidade dessa empresa já despenca perante o consumidor. Boa página, mais chances de uma boa empresa. Geralmente a página é representação da empresa física, então o seu cliente pode ter uma ideia da sua loja só pela sua página. 


Por isso que não é qualquer um que pode ser um Social Media. Não basta apenas saber usar o facebook e saber postar uma foto que a pessoa pode ter essa função. Não deixe seu sobrinho, parente ou amigo inexperiente cuidar da sua página, contrate um profissional que entenda o que está fazendo.

O facebook pode deixar uma imagem boa ou ruim pra sua empresa. Qual você prefere? A escolha é totalmente sua.

Mídias digitais são um importante investimento. Algumas empresas ainda não acordaram para isso. Seu cliente está lá, você precisa estar também! Da forma certa, do jeito certo você vai conquista-lo e vai vender produtos. 


Você precisa estar lá, todos os dias, eles precisam te ver, ver seu produto, pra eles lembrarem que precisam do seu produto e para eles comprarem o seu produto! Entenderam?

Não é apenas postar “fotinha” no face. É preciso ter técnica, análise, estudo, criatividade, dinamismo, e muito mais. 




E pessoas, o trabalho do social media não é fácil, não é simples, é cansativo, é preciso estudar, se preparar, não é a festa que vocês acham que é. Não é só postar, é o que postar, como postar, de que forma postar, por quê postar, pra quê postar, pra quem postar, como obter resultados, como calcular resultados, como contornar problemas, como responder às críticas, como ajudar o cliente, etc. É preciso estudo, preparo, o analista de mídias sociais precisa ser alguém que sabe o que faz. Não contrate qualquer um para ser seu social media. O Marketing digital já tem um custo tão baixo, invista então na capacitação do profissional responsável. Não suporto comentários do tipo: "No seu trabalho você não faz nada, fica só no facebook o dia inteiro". É, eu fico no facebook o dia inteiro sim, mais esse é o meu trabalho, não é fácil, e você não iria conseguir fazer, mas eu amo o que faço e por isso, faço bem. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário