23 de abril de 2015

Que futuro terei com jornalismo?

Esse post vai para uma leitora especial.

Quando escolhi fazer jornalismo eu confesso que mau sabia aonde eu estava me metendo e apostando meu futuro. Ser jornalista não tem prestígio nenhum, a não ser que você seja o próximo William Bonner, não é uma profissão conhecida por altos salários ou de grande empregabilidade. Então, eu acredito que, quem escolhe estudar comunicação é porque ama o que faz e tem o dom dos paranauê.

Eu sempre gostei muito de escrever, de falar, de tirar fotos, de fazer vídeos, de contar histórias, de programas de edição, tudo isso sempre me encantou. Mas, só fui descobrir o que realmente era jornalismo depois de mais de um ano de faculdade.

O primeiro ano na faculdade é meio mágico, tudo parece meio surreal e com isso vem o medo. Os professores tendem a assustar os focas e isso é bom, porque quem não sair no primeiro ano vai até o fim. Minha sala começou com 35 alunos e hoje tem 13.

É uma profissão para os criativos e curiosos. Tenho muitos amigos que estudam comigo e são tímidos, não gostam de câmeras e ainda assim são ótimos jornalistas. Quem é leigo acha que o único futuro do jornalista é apresentar o Jornal Nacional da Rede Globo. MITO. Aos poucos, você vai vendo que tem muito mais campo de trabalho do que isso, muito mesmo. Por exemplo, com esse boom das redes sociais, as agências de comunicação e empresas estão começando a contratar jornalistas como criadores de conteúdo ou analistas de redes sociais. Eu já trabalhei em uma empresa apenas para cuidar das redes sociais. É um campo novo e que tem muito a crescer. A dica que eu dou é: ache um tempinho e faça um cursinho de Photoshop e/ou Illustrator e/ou Indesign, são programas de edição de imagem que com certeza vão rechear muito seu currículo.


Euzinha no primeiro ano de jornalismo na Universidade de Taubaté


























O jornalista pode ser fotógrafo, cinegrafista, radialista, assessor de imprensa de instituições, políticos ou famosos. Pode prestar assessoria de comunicação estratégica, pode trabalhar em agências criando conteúdo para redes sociais, materiais institucionais em vídeo ou texto e assessoria. Pode ser editor ou diagramador de revistas ou publicações institucionais. Pode ser blogueiro, pode criar ou trabalhar para um site de notícias local ou nacional. Pode ser repórter mas também pode trabalhar na TV na área de produção. Pode trabalhar com comunicação interna, assessoria em eventos e cerimoniais. Pode escrever textos para diversas revistas e jornais. Pode também trabalhar com comunicação empresarial, que é a área que eu escolhi e mais gosto. Claro que, algumas dessas áreas você vai precisar de cursinhos extras-curriculares ou especializações, mas a questão é: Tem campo de trabalho, tem vaga, está em crescimento e sim, você pode, pode tudo o que estiver disposto a lutar, pode ser o que quiser. Eu acredito que quando você é bom e faz o que ama você conseguirá o sucesso e a felicidade na sua área.

Por isso a minha frase é essa: LOVE WHAT YOU DO

Demorei três anos para perceber que queria trabalhar com comunicação empresarial. Descobri vivendo, trabalhando e fazendo isso. Gosto muito da área de design e propaganda e posso conciliar isso com o jornalismo que tanto amo. As empresas não percebem, mas a comunicação bem feita é uma arma poderosa e todas precisam de um profissional de comunicação.

O que faço hoje como Analista de Comunicação e Marketing?
Escrevo notícias e fotografo eventos para atualizar o site da empresa e Facebook. Crio conteúdos para as redes sociais. Coordeno campanhas publicitárias online e offline que envolvem panfletos, brindes, outdoors, vídeo para TV, spots para rádio, entre MUITOS outros. Faço criação de todos os panfletos, catálogos, carteirinhas, camisetas, banners, etc. Faço assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, faço releases e disparo pelo e-mail marketing para os contatos e depois faço a clipagem. Edito uma revista digital bimestral. E até cuidar do mural interno eu cuido.

Ou seja, faço de tudo um pouco e é isso o que gosto, poder fazer de tudo. Para trabalhar nessa área tem que ser versátil e nunca se deixar acomodar.

Não se preocupe se você não achou sua área ainda, cada um tem seu tempo e apenas as suas experiências de vida vão te dar respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário