18 de julho de 2015

Não existe Gestão sem Comunicação

Um livro de Daniel Costa que fala sobre como conectar endomarketing, liderança e engajamento.


Na minha opinião não existe absolutamente NADA sem COMUNICAÇÃO, já que se comunicar está na natureza do homem desde o início dos tempos. Mas quando se fala de gestão, ela se torna ainda mais imprescindível.

Nas empresas hoje em dia ainda não é claro a importância de uma comunicação bem feita. Nos lugares que trabalhei, ela sempre foi vista como algo "bônus", que dá pra viver sem, que é a primeira a ser cortada em crises. E isso quando se trata de comunicação externa. Quando falarmos de comunicação interna e endomarketing, a coisa fica ainda mais feia. E isso não pode ficar assim!

Comprei esse livro devido ao meu novo estágio que mescla comunicação com administração e queria saber mais sobre esse universo. Eu só não esperava que esse livro fosse se encaixar tanto com a realidade no meu job, tanto que até meu #Boss pediu emprestado.
Meu livro e meu minion Kevin simplesmente porque as cores combinaram.
(Foto original do meu Insta @alemariasantos).

O Autor do livro, Daniel Costa é que um cara muito experiente que já trabalhou em grandes empresas e tem muita coisa interessante para contar. O trabalho dele é incrível, ele entra na empresa e aprende e observa tudo para aplicar uma estratégia de endomarketing eficaz.

O livro é separado em partes aonde metade é voltada para os Gestores da Empresa e a outra metade e voltada mais para os profissionais de comunicação interna e endomarkting.

Daniel deixa bem claro o que é endomarketing e como ele afeta no engajamento dos funcionários com a empresa, que afeta a vida e o sentimento dos colaboradores, que afeta a produção, que afeta os indicadores de desempenho, que afeta o lucro e desenvolvimento da empresa. Ele fala como controlar tudo isso usando a comunicação como grande arma e explica como fazer isso acontecer da maneira certa. É um universo fantástico e que muito me cativa.

É um livro bem fácil e rápido de ler. O autor faz um diálogo com o leitor o tempo todo e até faz piadas no meio de alguns gráficos. Para quem vive nesse universo de gestão/comunicação/marketing/administração vale a pena a leitura, ela abre os nosso olhos para coisas óbvias mas que não enxergamos com a correria e altas demandas do dia a dia. Vale a pena a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário