14 de setembro de 2015

Conselhos sobre TCC

Eu vou contar um história e ela é sobre mim.

Estava a jovem universitária em meados do terceiro ano da faculdade. Era tempo da grande decisão: o TCC. Muitas escolhas a fazer: sozinha ou em dupla, tema, abordagem, formato, orientador, etc. Mas uma coisa era certa, havia um sonho em sua mente: Um TCC brilhante. O projeto de sua vida. O grande livro que lhe traria sucesso e que os professores aplauririam de pé. O trabalho nota 10. O trabalho que traria sucesso profissional na certa.

Pobre jovem inocente. Sabe de nada. Não é bem assim que as coisas funcionam.

A jovem preparou tudo em sua mente, fez o pré-projeto, escolheu o professor, começou a pesquisa.

Agora vamos falar direito em primeira pessoa. Eu tinha um trabalho estável e tranquilo, dava muito bem para eu equilibrar o job com o TCC. E de certa forma, meu tema tinha muito haver com meu antigo emprego e isso ia me ajudar muito.

Foi quando caiu um notícia bombástica no meu colo: eu tinha sido chamada pra um estágio em uma mega empresa.

Decidi largar tudo. Emprego, tema, formato e orientador. E foi a melhor coisa que eu fiz. Me juntei no projeto da minha best friend que era um tema mais gostoso e menos denso que o meu antigo. E, novamente, foi a melhor coisa que eu fiz.

Meu novo estágio se mostrou muito intenso. Sugador do meu tempo e de todas as minhas energias. Trabalhando igual gente grande. Seria impossível fazer o TCC se eu ainda tivesse aquele tema complexo e estivesse fazendo o trabalho sozinha.



Enfim, a minha dica é: escolha um trabalho gostoso, um tema fácil pra você, e algo simples. Ser simples é ser feliz. Você nunca sabe as voltas que o mundo pode dar e fazer sua rotina dar um giro de 360º. E não importa se você não tirar um 10, ou se o seu trabalho não está entre os melhores da turma. No final das contas o que importa é a sua carreira e se você vai conseguir um emprego depois de se formar.

O TCC é sim um bicho de 7 cabeças e todos temos que passar por isso. Mas cabe a cada um escolher como lidar com isso. Não faça sozinho, é sempre bom ter alguém para partilhar os anseios e angustias.

No final tudo da certo, vai na fé e coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário